"Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno" II Corintios 4:18

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vida de excelência

“Certamente, os varões que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, porquanto não perseveraram em seguir-me, exceto Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, porque perseveraram em seguir ao SENHOR.” Números 32: 11 e 12



Josué foi um líder super ultra mega power .Mas antes de se tornar líder ele já era um servo fiél e Deus, por isso foi um dos dois homens que saíram do Egito e conquistaram a terra prometida.
Vejamos algumas características de Josué:
Ele era um servo fiel:Várias vezes no livro de êxodo aparece a expressão “Josué seu servidor” porque além de servo de Deus ele era servo fiel de Moisés e mesmo sem saber que seria líder um dia procurava estar sempre envolvido na obra e foi assim que Deus preparou sua vida para ser um grande líder. Deus não chama pessoas desocupadas, lembre-se sempre disso.
Obediência e disposição também eram características marcantes na vida de Josué. Apesar do peso da responsabilidade ele aceitou a tarefa pq já estava preparado mesmo sem saber q seria sucessor de Moisés.
Josué tinha um relacionamento íntimo com Deus, por várias vezes Ele se manifestou á Josué assim como fazia com Moisés. Uma vida de excelência depende da revelação Divina em nossas vidas e isso só é possível com um relacionamento diário, íntimo e verdadeiro com Deus."Buscarme-eis e me achareis quando me buscares de todo vosso coração, e serei achado de vós diz o Senhor!"
Fazia memoriais de experiências com Deus. Em Josué 4:6, 7 e Josué 24:27 estão relatados dois momentos em que Josué fez questão de construir memoriais, um para lembrar dos feitos no Senhor na vida do povo a fim de que eles e as gerações futuras se lembrassem sempre quem era o Senhor e o que Ele havia feito pelo seu povo, e outro para que o povo se lembrasse do compromisso de fidelidade que haviam feito com o Senhor a fim de cumprirem.
"Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Essa é uma frase muito famosa no meio evangélico mas muitas vezes não vivida, Josué antes de morrer chama o povo e pergunta a quem eles serviriam e independente da decisão do povo ele diz sua famosa frase. Josué era um homem posicionado diante de Deus e como sacerdote primeiro de sua família ele toma a responsabilidade de conduzi-la fiel nos caminhos do Senhor até a sua morte.

Josué teve uma trajetória vitoriosa,uma vida de excelência, pois se dispôs na presença do Senhor, foi fiel a Ele, reconheceu a fidelidade de Deus na história de sua vida e do seu povo e decidiu ser fiel a Ele até o fim.

Dica: leia toda a história de Josué! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário